A Dr. Cat Jarman, consultora sênior do New Museum of the Viking Age na Noruega, revelou que está bastante animada com a nova descoberta do que parece ser um ornamento celta medieval estampando um misterioso rosto.
Possivelmente, o objetivo foi colocado em um balde usado por monges na Irlanda entre os anos de 500 a.C e 700 a.C. Junto com o tesouro também foram encontradas moedas islâmicas antigas conhecidas como Dirham, datadas aproximadamente do ano 800 d.C.
Os objetos foram encontrados por detectores de metais que vasculhavam um campo perto de Trondheim, na região central da Noruega. Acredita-se que o ornamento estivesse em um esconderijo de pilhagem viking.
O achado raro foi entregue para especialistas em arqueologia do Museu Arqueológico de Trondheim. Eles irão limpá-lo e também realizar estudos mais detalhados. De acordo com a Dr. Jarman, o objetivo pode ser semelhante a outros ornamentos de baldes celtas saqueados pelos vikings de mosteiros medievais no Reino Unido e Irlanda durante pilhagens no século 9.
“Eles são lindos, com significado religioso. Teria sido muito valioso naquela época e não é muito provável que tivessem sido trazidos de forma pacífica”, afirmou Jarman.
Os vikings tinham orgulho de trazer de volta de seus ataques objetos exóticos obtidos de igrejas e locais monásticos da Irlanda.
Confira o achado:
Leia também: O significado real dos nomes dos personagens da série