fbpx
Séries

Vikings: O que é Valhalla? Ragnar é descendente de Odin?

Constantemente os personagens da série “Vikings” falam sobre um grande salão conhecido como Valhalla. Também chamado pelos nomes Valíala, Walhala e em nórdico antigo Valhöll (Salão dos Mortos), nas crenças pagãs e mitologia nórdica, trata-se de um grande e majestoso salão contendo 540 quartos situado em Asgard e dominado pelo deus Odin.

Metade dos homens que morreram durante a batalha, segundo a mitologia, são levados pelas Valquírias após a sua morte honrosa. A outra metade, vai para os campos de Folkvang comandados pela deusa Freia.

Alguns detalhes sobre o salão chamam a atenção. O seu teto está coberto por escudos de ouro. Do lado externo, existe uma árvore dourada conhecida como Glasir. Em seu arredor vivem diversas criaturas como o bode Heidrun e o veado Eikþyrnir. Eles vivem no topo de Valhalla e usam como alimento a folhagem da árvore Læraðr.

Mais detalhes sobre o grande salão podem ser encontrados no Edda em Verso, copilado durante o século XIII a partir de outras fontes anteriores. E também no Edda em Prosa escrito no século XIII por Snorri Sturluson, um historiador, politico e homem de leis islandês que viveu na idade média.

Ragnar Lodbrok é descendente de Odin?

É fácil encontrar nas Sagas Nórdicas elementos que dizem que o grande rei viking que teria governado a Dinamarca e Suécia entre os séculos VIII e IX é descendente de Odin. Na série “Vikings”, durante a quarta temporada no episódio “A Good Treason”(Episódio 1), Ragnar aparece caminhando em direção aos portões de Valhalla.

Devido a atribuição de descendência direta com o deus Odin, os produtores da série trataram de mostrar isso através de visões do próprio personagem. Desde a primeira cena, Ragnar consegue enxergar Odin. Ele aparece para o guerreiro várias vezes durante as temporadas. Após a sua morte, o deus nórdico aparece para seus herdeiros para revelar o que aconteceu com ele.

Isso demonstra que os produtores e roteiristas encontraram uma forma de explicar a tal ‘descendência’ de Ragnar através de visões e outros prelúdios. Evidentemente que as sagas misturam elementos históricos com antigas lendas e crenças, o que acaba ficando difícil discernir o que realmente é real e o que é apenas uma história da rica mitologia.

“É atribuída a ele uma descendência direta de Odin, o que seria capaz de explicar seus grandes feitos…”

O quanto você se lembra da série?

Separamos um pequeno Quiz contendo perguntas sobre a série. O intuito é testar através de perguntas o conhecimento dos fãs em relação a produção do History….Veja mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo