fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Não foi Lagertha! Saiba quem era a verdadeira mãe de Bjorn Ironside

Durante a série “Vikings” é mostrado que Bjorn Ironside foi o primogênito de Ragnar Lothbrok e Lagertha. No entanto, as Sagas Nórdicas mostram outra versão, adaptada através da produção do History para um melhor seguimento da história na TV.

De acordo com a Saga de Ragnar Lodbrok, apresentada pelo Cronista dinamarquês Saxão Gramático durante o século XIII, Ragnar se casou três vezes. Sua primeira esposa foi a skjaldmö Lagertha, seguida da princesa Tora Borgarhjort e Aslauga (Aslaug).

Aslaug era filha de Sigurd e Brunilda, mas foi criada pelo pai adotivo de sua mãe, Heimer. O que muitos não sabem é que Bjorn Ironside não era filho de Lagertha, mas sim da princesa Aslaug, mostrada na série como mãe de Ivar, Ubbe, Sigurd e Hvitserk.

A verdadeira mãe de Bjorn Ironside

Também chamado de Biorno Braço de Ferro (Björn Järnsida), ele é descrito como herdeiro de Ragnar e Aslaug, tendo herdado o domínio do embrião da futura Suécia. As sagas mostram que Bjorn foi o primeiro soberano da Casa de Munsö e teria comandado uma importante expedição de pilhagem durante o século IX rumo à região do Rio Sena na França.

Os produtores de “Vikings” tiveram a liberdade poética de mudar elementos presentes nas sagas para melhor adaptar a história para a TV.

Leia também:

Ragnar Lothbrok pode ter morrido de outra maneira na história real

O personagem Ragnar Lothbrok mostrado na série “Vikings” é baseado em um rei lendário que teria governado a Suécia e Dinamarca durante os séculos VIII e IX. O que muitos não sabem é que existe uma versão diferente de sua morte apresentada nas Sagas Nórdicas….Saiba mais!

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo