fbpx
CuriosidadesHistória e ArqueologiaSéries

Vikings: Não é como imaginávamos! Pesquisa mostra como era o visual dos nórdicos

Quando se fala nos antigos “Vikings” muitos acham que eles eram todos parecidos tendo cabelos e barbas longas além de serem altos e loiros. No entanto, uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Copenhague mostra que o visual dos antigos nórdicos é bem diferente do que se imaginava.

O estudo foi publicado em 2020 e mostra que os vikings eram miscigenados. Durante a pesquisa foi sequenciado o genoma de 442 fragmentos ósseos encontrados em regiões como Reino Unido, Escandinávia, Rússia, Groenlândia e Polônia.

Isso permitiu que os pesquisadores pudessem ter um vislumbre sobre o verdadeiro visual dos guerreiros. De acordo com o pesquisador Eske Willerslev, foram encontrados vários genes do sul e leste da Europa.

“Os vikings tinham muito mais genes do sul e do leste da Europa do que prevíamos e frequentemente tinham filhos com pessoas de outras partes do mundo. Não sabíamos como eles realmente se pareciam até agora. Encontramos diferenças genéticas entre diferentes populações viking na Escandinávia, o que mostra que os grupos na região eram muito mais isolados do que se acreditava anteriormente”, revelou o pesquisador.

Foto – Reprodução/History/MGM Television

Na sequência, ele desmascarou a visão moderna de que os vikings eram loiros em sua maioria.

“Nossa pesquisa desmascara até mesmo a imagem moderna dos vikings com cabelos loiros, já que muitos tinham cabelos castanhos e foram influenciados pelo influxo genético de fora da Escandinávia.”, completou.

Ainda segundo o estudo, vikings provenientes da Noruega viajaram para várias outras regiões como a Islândia, Escócia e Groenlândia. Já os da Dinamarca migraram para a Inglaterra e os da Suécia para os países bálticos.

Ashot Margaryan, coautor do estudo, ainda completou dizendo que guerreiros dessas três nações raramente se misturaram geneticamente. Isso supõe que eles poderiam ser inimigos. Além disso, descobertas arqueológicas também mostram que a altura média de um viking era de cerca de 1,70 m, algo bem diferente do que é difundido pela ficção.

A história real de Sinric, um dos comandantes do Cerco de Paris

O personagem Sinric é inserido inicialmente durante a terceira temporada de “Vikings”. Ele é apresentado a Athelstan por Ragnar como uma preparação para a viagem rumo à Paris. Neste momento o personagem explica como chegar ao Sena navegando pelo mar, além de alertar os nórdicos sobre os perigos que eles irão encontrar pelo caminho.

O andarilho é poliglota fluente em nórdico antigo, árabe, inglês antigo e franco. Na história real ele teve muito mais importância do que foi mostrado na série e estava diretamente ligado com o histórico Cerco de Paris em 885-886….Leia mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo