Durante a série “Vikings” o casal Ragnar Lothbrok e Lagertha é apresentado como camponeses simples que lutam dia após dia para conseguir sobreviver na fazenda. No entanto, a Saga de Ragnar Lodbrok apresentada durante o século XIII, pelo cronista dinamarquês Saxão Gramático, mostra outra versão da história de como eles teriam se conhecido.

A escudeira teria vivido no território da atual Noruega. Ela é descrita nas sagas como a primeira esposa do líder viking. O Feito dos Danos mostra que Lagertha era uma guerreira também reconhecida como Valquíria.
Após um caudilho tribal dos suíones chamado Frø invadir a Noruega e matar o conde, as mulheres de sua família foram obrigadas a fazer parte de um bordel. O período chegou ao fim durante uma invasão de Ragnar e seu exército para vingar a morte de seu avô Sivardo.
As mulheres se vestiram como homens e fugiram para o acampamento de Ragnar. Algumas delas participaram da batalha. Entre elas estava Lagertha, uma skjaldmö que chamou a atenção do viking.

Impressionado com a sua coragem e habilidade, Ragnar Lodbrok pediu a mão da guerreira em casamento, mas precisou enfrentar um grande urso e um cão que guardavam o seu acampamento.
A lenda conta que o guerreiro matou o urso e deixou o cão ferido conquistando a confiança de Lagertha. Juntos eles tiveram um filho chamado Fridleif, e duas filhas cujos nomes são desconhecidos.
Leia também:
Saiba onde está localizado o suposto túmulo de Björn Ironside
Björn Ironside se tornou um dos filhos mais importantes de Ragnar Lothbrok na série “Vikings”. Apesar de na história real ser filho de Aslaug, o guerreiro foi apresentado como herdeiro de Lagertha e ganhou destaque devido a sua morte heroica na 6ª temporada. Saiba onde está localizado o suposto túmulo do guerreiro viking…Saiba mais!
.