fbpx
Séries

Vikings: Fatos sobre Ragnar Lothbrok que os fãs precisam saber

O personagem Ragnar Lothbrok (Lodbrok nas Sagas) é interpretado pelo ator Travis Fimmel na série “Vikings”. O viking histórico-lendário é citado na Saga de Ragnar Lodbrok como sendo um rei lendário que teria governado a Suécia e Dinamarca entre os séculos VIII e IX.

Separamos alguns fatos interessantes sobre o viking mais importante das Sagas e também da trama exibida pelo History.

1 -Significado do seu nome

Na série de TV, Lodbrok foi traduzido por Lothbrok. Por usar calças de pele de lobo, fervidas em breu, Ragnar ganhou o apelido de “Calças felpudas (Lodbrok)” ou simplesmente “Calças Peludas”. Segundo as Sagas, suas roupas foram confeccionadas neste material para protegê-lo durante a luta contra uma serpente monstruosa e venenosa que guardada a princesa Tora Borgarhjort, sua segunda esposa.

View this post on Instagram

Bet you can't name a better couple 🤨 #relationshipgoals

A post shared by VIKINGS (@historyvikings) on

2 – Travis Fimmel iria interpretar outro personagem

Apesar de parecer que nasceu para interpretar Ragnar, Travis Fimmel era cotado para dar vida ao seu irmão na série, Rollo. O papel do personagem principal era destinado aos atores Clive Standen e Gustaf Skarsgård. No entanto, após as audições isso foi mudado.

3 – A vingança de seus filhos

Na série, os herdeiros de Ragnar vingam a sua morte após ele ser jogado em um poço de cobras venenosas pelo rei Aelle. As Sagas citam essa passagem durante a formação do Grande Exército Pagão liderado por Ivar, o Desossado, Halfidano e Ubba Ragnarsson. O exército invadiu a Inglaterra se vingando da morte do rei lendário.

4 – As duas mortes de Ragnar Lodbrok

A série mostra que Ragnar foi morto após ser jogado em um poço de serpentes venenosas por Aelle. No entanto, as Sagas citam que existe outra versão um pouco menos heroica para a sua morte. Ragnar pode ter morrido devido a uma combinação de ferimentos que sofreu durante a sua tentativa de invadir Paris e de Cólera (Infecção do intestino delgado por bactérias conhecidas como Vibrio cholerae).

5 – Descendência de Odin

Na série é possível ver desde o primeiro episódio que Ragnar está ligado ao deus Odin. As lendas citam que o guerreiro era descendente do poderoso deus. Isso explicaria suas inúmeras vitórias e também grandes feitos.

View this post on Instagram

When you realize the long weekend is over 😔

A post shared by VIKINGS (@historyvikings) on

6 – Ele realmente existiu?

Ragnar Lodbrok é apresentado pelo cronista Saxão Gramático (Feitos dos Danos). A Saga de Ragnar Lodbrok também faz referências ao rei histórico-lendário. Historiadores, no entanto, divergem com relação a sua existência. Alguns acreditam que ele possa ter existido de fato, no entanto, acabou sendo ‘endeusado’ pelas Crônicas sendo que alguns de seus feitos pertencem na realidade a seus filhos.

De acordo com o historiador Dick Harrison, Ragnar Lodbrok é uma combinação de duas tradições e também dois nomes, uma criação erudita. Ele não aparece em fontes contemporâneas, e por causa disso a sua historicidade não é muito clara.

A antiquária inglesa Hilda Ellis Davidson fez uma observação quanto a referência de Saxão Gramático ao grande rei viking.

“A cobertura da lenda de Ragnar no volume IX do Feitos, aparenta ser uma tentativa de consolidar muitos dos eventos e histórias confusas e contraditórias conhecidas do cronista para o reinado de um rei, Ragnar. É por isso que muitos atos atribuídos a Ragnar no Feitos podem ser associados, através de outras fontes, a várias figuras, algumas das quais mais historicamente documentadas”, revela Hilda.

7 – Ele teve três esposas

De acordo com as Sagas Nórdicas, Ragnar se casou três vezes . Sua primeira esposa foi Lagertha. A segunda, Tora Borgarhjort e a terceira Aslaug, que foi a verdadeira mãe de Bjorn nas Sagas.

View this post on Instagram

Slay Queen 🔥 #WCW #Legend #Gorgeous

A post shared by VIKINGS (@historyvikings) on

Vikings: Ator aparece em videoclipe do Nightwish e poucos fãs percebem

O ator finlandês Peter Franzén tem uma carreira de destaque nas telinhas. Ele já apareceu em mais de 40 filmes e também séries na TV. Um de seus papeis mais famosos foi na pele do personagem Harald na aclamada série “Vikings”, exibida pelo History…Veja mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo