Um cemitério da Era Viking, datado do século 11, foi descoberto ao norte da cidade de Linkoping, na Suécia. A nova descoberta é de grande importância para a história e o museu da região a classificou como ‘a descoberta da década’. A informação foi divulgada pela emissora sueca SVT.
Pesquisadores afirmam que não existe outro material parecido em toda a Suécia. A descoberta foi feita durante uma escavação de canos de oleodutos. Durante o processo, foram descobertos vários esqueletos, que posteriormente foram datados do século 11, da baixa Idade Média.
De acordo com os responsáveis pela escavação, cerca de dois mil esqueletos foram encontrados no local. No cemitério, até o momento, foram achadas cerca de 70 tumbas. Destas, 19 foram analisadas.
Achados intrigam pesquisadores
Os ossos estavam dentro de caixões de madeira. O que intriga os pesquisadores e arqueólogos é o fato de tantas mortes ocorrerem em um curto período de tempo. Ossos de adultos, jovens e crianças foram enterrados no cemitério.
Um detalhe interessante é que os dentes pareciam intactos, gastos, mas sem cáries, o que também pode indicar que os ossos são medievais.
As descobertas começaram a aumentar há cerca de 100 anos, quando monumentos e túmulos dos anos 1000 foram encontrados durante uma reforma de uma igreja em Vreta.
Desde então novas escavações tem sido feitas na região conhecida como o primeiro convento de freiras da Suécia e um dos mais antigos da Escandinávia, ativo entre os anos de 1100 e 1582.
Veja também:
Vikings: Espada de guerreiro viking é encontrada de forma incomum na Noruega
Vikings: Joias pertencentes a mulheres da Era Viking são encontradas em ilha britânica