A série “Vikings” se baseia nas sagas nórdicas para contar a sua história. A Saga de Ragnar Lodbrok (Lothbrok) foi usada por Michael Hirst para compor grande parte da trama.
Dentre os vários herdeiros de Ragnar, está Hvitserk, filho do grande rei viking lendário com sua esposa Alaug (Kráka). A história do guerreiro é listada no Conto dos Fillhos de Ragnar (Ragnarssona þáttr).
Conhecido em inglês como “Tale of Ragnar’s Sons”, o conto mostra a história do rei viking e seus filhos. Ele se inicia com a morte de Sigurd Hring e sucessão de Ragnar Lodbrok como rei da Suécia e também a Dinamarca.
Muitos estudiosos sugerem que Hvitserk e Halfdan Ragnarsson possam ser a mesma pessoa, porque o viking não é mencionado em nenhuma fonte que cite Halfdan, um dos líderes do Grande Exército Pagão em 865.
Como Hvitserk morreu segundo as sagas?
De acordo com o Ragnarssona þáttr, após os filhos de Ragnar vingarem a sua morte, Hvitserk foi para Gardarike (Garðaríki ). Ele também saqueou com a Rus e acabou sofrendo uma oposição a qual não conseguiu vencer.
Ao ser questionado sobre como ele desejava morrer, Hvitserk decidiu ser queimado vivo em uma estaca de restos humanos. A cena foi adaptada para a série durante a sexta temporada, quando o filho de Aslaug foi colocado em uma fogueira por Bjorn.
Veja também: