Os vikings levavam a sério suas pulseiras. Na série “Vikings” é possível ver Ragnar Lothbrok usando braceletes de ouro e prata, esculpidos no formato de dragões. O acessório podia ser usado como moeda, caso o dono não tivesse dinheiro. Isso foi mostrado através do personagem Hvitserk, que vendeu a sua própria pulseira durante a trama.
Outro detalhe interessante é que os nórdicos adoravam broches. Durante algumas escavações foram encontrados vários deles em túmulos de chefes e pessoas importantes. Eles eram feitos de bronze, ouro e prata sendo usados para segurar mantos e xales. Alguns podiam pesar cerca de 1kg.
Como é o visual de uma pulseira viking real?
Graças a um trio de detectores de metais foi possível ter uma noção de como era o visual de um bracelete viking. Powell, George e Layton Davies tiveram problemas com a lei britânica após encontrarem artefatos valiosos.
Pelas leis do país, todos os achados datados de mais de 300 anos precisam ser previamente relatados as autoridades. O trio encontrou com a ajuda de um detector de metais, peças raras incluindo uma pulseira/bracelete viking. O objeto tinha grande valor para os guerreiros.
Juntamente com os achados, também foram encontrados um anel , joias de ouro, um pingente de cristal e moedas de prata. Os homens não informaram as autoridades sobre os tesouros resultando em uma condenação de oito anos por roubo.
De acordo com o especialista em cultura anglo-saxã do Museu Britânico, Gareth Williams, eles poderiam ter evitado tais problemas se tivessem agido da maneira correta.
“Esses homens já seriam ricos se tivessem feito as coisas de acordo com a lei. Eles escolheram não o fazer e destruíram uma parte importante da nossa história. É difícil sentir simpatia por eles; eles foram gananciosos e egoístas, e quem perde é a nação”, destacou Gareth.