fbpx
História e ArqueologiaTV e Famosos

Vikings: Afinal, Ragnar Lothbrok pode realmente ter existido?

Apesar de o personagem Ragnar Lothbrok ser baseado em uma figura lendária que teria governado a Suécia e Dinamarca entre os séculos VIII e IX, estudiosos se dividem quanto a sua existência. Isso porque fontes misturam lendas com fatos históricos dificultando ainda mais o estudo.

O que aconteceu com Ragnar na quarta temporada
Foto – Reprodução/History/MGM Television

Ele é citado na Saga de Ragnar Lodbrok e apresentado pelo cronista dinamarquês Saxão Gramático no século XIII. O que mais chama a atenção é a existência de alguns eventos ligados ao rei viking.

De acordo com o historiador sueco Dick Harrison, Ragnar seria na verdade uma combinação de duas tradições e também dois nomes, o que chamou de “criação erudita”. Devido a sua vida não aparecer em fontes contemporâneas, sua historicidade não é muito clara.

A antiquária inglesa Hilda Ellis Davidson, comentou o livro de Saxão chamado Feitos dos Danos que cita o personagem. Segundo ela, o volume IX da obra demonstra ser uma tentativa de consolidar eventos e também histórias confusas e com bastante contradição.


Página 1 do Angers Fragment of the Gesta Danorum (Feeds of the Danes) manuscrito de Saxo, o Gramático, localizado na Biblioteca Real de Copenhague – Reprodução/Wikipédia

Devido a isso, Hilda acredita que muitos dos atos atribuídos ao líder viking pertencem na realidade a outras figuras históricas como Rei Horik I, Rei Reginfrido, O Roginhero, que atacou Paris durante a metade do século IX, Rognualdo, entre outros.

Apesar disso, Davidson completa dizendo que pelo menos parte da história de Ragnar pode ser baseada em fatos que realmente aconteceram.

Alguns estudiosos nos últimos anos têm vindo a aceitar pelo menos parte da história de Ragnar como baseada em fatos históricos“, diz o historiador.

Leia também:

Saiba onde está localizado o túmulo de Rollo, fundador do Ducado da Normandia

O personagem Rollo foi apresentado em “Vikings” como irmão de Ragnar Lothbrok. Apesar de na história real eles sequer terem nascido na mesma época, os produtores acharam melhor criar todo um enredo envolvendo o parentesco de ambos….Mais detalhes!

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo