Na série “Vikings” o personagem Sigurd é apresentado como filho de Ragnar Lothbrok e Aslaug. Infelizmente a trama do History acabou não dando muita importância a história do personagem, tido como um dos mais importantes das sagas nórdicas.
Na história ele era conhecido como Sigurd Olho de Serpente (Nórdico antigo: Sigurðr ormr í auga) e teria sido um guerreiro viking semi-lendário e também rei dinamarquês que reinou por volta do século IX.
Algumas histórias escandinavas do século XII, dizem que ele foi filho de Ragnar Lodbrok e sua esposa Aslaug. Alguns historiadores também acreditam que ele possa ter sido na realidade um rei dinamarquês conhecido como Sigfred, que teve o seu nome citado em fontes contemporâneas da década de 930.
Por que ele recebeu o apelido de ‘Olho de Serpente’?
Sigurd nasceu com uma marca em seu olho descrita nas sagas como a imagem do Ouroboros, uma serpente que aparece mordendo a sua própria calda. A série mostra que Aslaug havia profetizado tal marca.
De acordo com a Saga de Ragnar Lodbrok, Sigurd tinha dois meio-irmãos chamados Agnar e Erick, que teriam sido mortos pelo rei sueco chamado Eysteinn Beli, também chamado de Östen.
Ao receber a notícia da morte dos guerreiros, Aslaug teria chorado lágrimas de sangue e pedido para que seus outros filhos vingassem a sua morte. Ivar não concordou inicialmente com a ideia, pois acreditava que os deuses estavam ao lado de Eysteinn.
No entanto, Sigurd conseguiu fazer os irmãos mudarem de ideia. Hvitserk (Halfdan) e Bjorn reuniram 14 navios e Aslaug e Ivar mais 10 embarcações cada totalizando 34 navios. Com essa frota, eles concluíram a sua vingança.
Leia também: Atores de ‘Vikings’ e ‘La Casa de Papel’ estarão no elenco de nova série do Amazon Prime Video