fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Afinal, qual era o verdadeiro visual de um guerreiro nórdico?

Muitos acham que os rostos mostrados na série “Vikings” condizem totalmente com a realidade mostrando a aparência real dos antigos guerreiros nórdicos. No entanto, os produtores se baseiam em contos e também alguns elementos arqueológicos para criar os personagens.

Vikings Valhalla Netflix
Foto – Divulgação/Netflix

Tudo isso, aliado a muita liberdade poética, cria a falsa sensação de verdade absoluta. Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Copenhague mostra que os vikings eram diferentes do que muitos imaginam.

Durante o estudo foi sequenciado o genoma de 442 fragmentos ósseos encontrados em regiões como Reino Unido, Escandinávia, Rússia, Groenlândia e Polônia. Segundo o pesquisador Eske Willerslev, a miscigenação mostra que os guerreiros tinham aparências diferentes do que se imaginava.

Os vikings tinham muito mais genes do sul e do leste da Europa do que prevíamos e frequentemente tinham filhos com pessoas de outras partes do mundo. Nossa pesquisa desmascara até mesmo a imagem moderna dos vikings com cabelos loiros, já que muitos tinham cabelos castanhos e foram influenciados pelo influxo genético de fora da Escandinávia.”, explicou.

Visual aproximado de uma mulher viking

Foto – Reprodução

Através da tecnologia de reconstrução facial, cientistas conseguiram mostrar como era o visual aproximado de uma mulher viking no passado. Baseando-se no esqueleto de uma mulher encontrado em Solør, Noruega, eles puderam recriar a sua fisionomia.

Leia também:

Por que Ragnar Lothbrok planejou a sua própria morte na 4ª temporada de ‘Vikings’?

Apesar de o Vidente de Kattegat ter previsto que Ragnar Lothbrok iria morrer no dia em que o cego enxergasse em “Vikings”, o rei viking enganou o destino planejando o seu próprio fim na quarta temporada. Ele já tinha tudo planejado em sua mente desde o início….Mais detalhes!

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo