Ivar, o Desossado é descrito nas sagas nórdicas como um dos comandantes do Grande Exército Pagão responsável por invadir o que hoje é a Inglaterra. Seu nome aparece na Saga de Ragnar Lodbrok e Conto dos Filhos de Ragnar.
Durante a série “Vikings”, é mostrado que Ivar nasceu com uma deficiência física que o impossibilitou que se locomover como os seus irmãos. Desde a infância ele sofreu muito sentindo dores imensuráveis. Esse detalhe físico foi responsável por o tornar o guerreiro mais inteligente dos irmãos.
Muito se discute em relação a verdadeira doença do viking. Muitos historiadores concordam que ele sofria de osteogênese imperfeita, também chamada de “doença dos ossos frágeis”.
A verdadeira doença de Ivar, o Desossado
Ela inclusive foi mostrada na série desde que o jovem herdeiro de Aslaug e Ragnar nasceu. Um dos detalhes mais comuns da doença é a esclera azulada dos olhos do personagem. Na trama criada por Michael Hirst, isso foi usado para mostrar que Ivar estava em perigo e seus ossos poderiam se quebrar.
Dentre os sintomas da doença também estão: Fratura óssea, aumento da cabeça, calo, coloração azulada no branco dos olhos, deformidade física, escoliose, estatura abaixo do normal, formação de tecido ósseo, lesões, perda de audição, pernas arqueadas ou rigidez.
Durante a 6ª temporada de “Vikings”, a doença de Ivar havia piorado muito a ponto de seus ossos começarem a se quebrar durante a batalha. Sem alternativa, o guerreiro se entregou a morte finalizando sua história.
Leia também: Atriz pediu para sair da série na 3ª temporada