A música “If I Had A Heart” serviu como tema de abertura para a série “Vikings”. Ela consegue ser melancólica e misteriosa trazendo uma ambientação única para a produção. O que muitos não sabem é que as imagens mostradas tem um profundo significado sendo baseadas em antigas lendas.
O diretor Rama Allen revelou que ela foi baseada em um conto antigo da cultura islandesa. A abertura descreve a história da deusa Ran e suas nove filhas. Temida pelos marinheiros, a lenda conta que a divindade os arrastava para o fundo do mar.
Ran é a deusa do submundo e dos Elfos Escuros, Senhora dos Mortos, Deusa dos Mares. Ela afoga todos aqueles marinheiros que não aceitam ser maridos de suas filhas e dela mesma os levando para as profundezes do oceano. A divindade também é responsável por aqueles que morreram afogados e não foram para Valhalla, tendo também a responsabilidade sobre esses mortos.
Durante a música tema é possível ver barcos pegando fogo e homens e machados afundando no mar, uma referência a lenda de Ran. A cena mostra pessoas morrendo afogadas e sendo resgatadas pela deusa nas ondas.
“Ele desliza na escuridão, entre os ornamentos de sua vida. Ele desaparece entre os momentos de suas memórias enquanto é consumido por uma das irmãs…ele não está sozinho, ele é um dos muitos invasores vikings que afundam”, diz a lenda.
Além desse detalhe, o nome de alguns personagens mitológicos usados durante a série também aparece nos créditos. Uma curiosidade é que o artista Fever Ray não tem o costume de licenciar suas músicas para ninguém. No entanto, após ficar sabendo sobre o enredo de “Vikings”, ele ficou fascinado autorizando o uso da canção.
Crédito: MGM Television/ HistoryLeia também:
5 mentiras sobre os nórdicos difundidas como verdades
Após o lançamento da série “Vikings” a história dos antigos nórdicos ganhou ainda mais a atenção do público. Apesar da ficção mostrar vários detalhes como armamentos, visual e também modo de vida dos exploradores que invadiram, exploraram e colonizaram grandes partes da Europa e das ilhas do Atlântico Norte, nem tudo é o que parece….Leia mais!