fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: A verdade por trás da pedra do sol usada por Ragnar na série

Durante a série “Vikings”, Ragnar Lothbrok usa uma pedra do sol para navegar em meio ao oceano. De acordo com a lenda, mesmo diante dias nublados a pedra, quando erguida para o céu, conseguia revelar a posição do sol.

Foto – Reprodução/History

A verdade por trás do mineral atestado em várias fontes escritas nos séculos XIII e XIV na Islândia, mostra que cristais polarizados estariam por traz da “mágica” alcançada pelo importante item de navegação.

Os vikings teriam usado pedras de Lolita bem finas, que funcionavam como lentes polarizadas. O efeito conhecido como extremo pleocroísmo, ou absorção seletiva, permite identificar os anéis de luz polarizada que circundam o sol, mesmo sob um céu nublado.

Ela realmente funciona?

Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, na Hungria, criaram várias simulações em computador para descobrir o quanto a pedra usada pelos nórdicos era realmente precisa.

Através de testes com diferentes tipos de cristais, os resultados mostraram que dependendo da pedra utilizada, realmente era possível descobrir a suposta localização real do sol.

O cristal de cordierita conseguiu obter o melhor resultado, sendo aproximadamente 92,2 a 100% preciso. O artigo foi publicado na revista Royal Society Open Science e mostra em hipótese que era realmente possível navegar usando a chamada “pedra do sol”.

Leia também:

Atriz de ‘Vikings’ aparece ao lado de astro de ‘Supernatural’ em nova série

Após ter interpretado o papel da personagem Lagertha em “Vikings”, a atriz Katheryn Winnick entrou para o elenco de uma nova série da ABC baseada no romance do autor C. J. Box lançado em 2013 intitulado “The Highway”. Ela irá dividir elenco com um dos atores de “Supernatural” na próxima temporada….Saiba mais!

.

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo