A série “The Last Kingdom” se baseia nas Crônicas Saxônicas do autor Bernard Cornwell para contar a sua história. Apesar de ser inspiradas nos livros, a produção usa elementos históricos para narrar os episódios durante as temporadas.
Enquanto os fãs aguardam pela estreia da 5ª temporada, iremos listar alguns erros históricos cometidos durante o quarto ciclo. Vale lembrar que os produtores sempre optam por mudar elementos presentes na trama para adaptá-la para a TV e streaming. Por esse motivo, é comum que ocorram grandes diferenças em relação aos livros e a história real.
Relacionamento de Aethelflaed e Aelthelred
Durante a série os personagens Aelthelred e Aethelflaed formam um casal. O rei despreza completamente a rainha e chega até mesmo a conspirar contra ela com a intenção de provocar a sua própria morte.
No entanto, na vida real o casal tinha um ótimo relacionamento e Aethelflaed era muito importante. A rainha representava o marido em diversos eventos oficiais, participando inclusive de batalhas liderando o exército quando o rei estava doente.
Após a morte de Aelthelred, Aethelflaed não enfrentou a resistência dos nobres se tornando a Lady da Mércia. Na série isso foi mudado criando uma espécie de conspiração para impedir que a rainha conseguisse o trono.