fbpx
NetflixSéries

São parecidas? Entenda a ligação entre ‘Vikings’ e ‘The Last Kingdom’

As series “Vikings” e “The Last Kingdom” são ambientadas durante a chamada Era Viking, quando muitos dos reinos que atualmente fazem parte da Inglaterra caíram nas mãos dos temidos guerreiros nórdicos.

Enquanto a obra exibida originalmente pelo canal History mostra a história pelo lado pagão, a produção inspirada nas Crônicas Saxônicas segue detalhes dos livros escritos pelo autor Bernard Cornwell, se focando principalmente no reino de Wessex e a ameaça dinamarquesa aos cristãos.

“Vikings” se baseia na Saga de Ragnar Lodbrok, viking lendário que teria se tornado rei da Dinamarca e Suécia. “O Último Reino” mistura elementos dos livros com a história real da unificação da Inglaterra através do sonho de Alfredo, o Grande e seus descendentes.

Quiz séries
Foto – Reprodução /BBC/Netflix/History

Mas, existe alguma ligação entre ambas as séries?

Na realidade, ambas se passam em épocas parecidas, mas com narrativas diferentes. Muito do que se sabe hoje sobre o passado dos nórdicos foi escrito por outros povos, já que eles não tinham a tradição da escrita.

“Vikings” se passa por volta do ano 800 d.C. no início da Era Viking. Já “The Last Kingdom” é ambientada mais ou menos na metade da mesma época. A história de Ragnar se passa décadas antes da série produzida pela BBC e posteriormente co-produzida pela Netflix.

Personagens

Outro detalhe que chama atenção é o nome dos personagens. Apesar de alguns deles não representarem a mesma pessoa, muitos se questionam se existe algum tipo de conexão. Ubbe Ragnarson é um dos exemplos, mostrado na série da Netflix na pele do ator Rune Temte. Na produção do History, por outro lado, ele é apresentado como um dos herdeiros de Ragnar Lothbrok seguindo a história das sagas.

O nome Ragnar era bastante comum na época sendo usado em TLK para representar o dinamarquês que adotou Uhtred no início da série. Ele não tem nenhuma ligação com o pai de Ivar e Bjorn.

Alfredo, rei de Wessex também aparece em ambas as séries. Em “Vikings” ele é mais “fictício” sendo mostrado desde sua infância até a idade adulta. Em TLK o mesmo personagem ganha uma personalidade diferente, sendo representado como um rei experiente que está preocupado com o futuro de seu reino e ameaça viking.

Apesar das diferenças, ambas as séries tem várias similaridades e merecem a atenção dos aficionados pelo tema.

Leia também:

Ragnar era realmente irmão de Rollo na vida real?

Durante a série “Vikings” é mostrado que Ragnar Lothbrok e Rollo Lothbrok são irmãos. Em certo momento o guerreiro resolve sair da sombra do seu próprio irmão tornando-se um importante rei normando. As Sagas Nórdicas mostram um versão diferente da exibida pela produção de TV….Saiba mais!

.

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo