fbpx
História e ArqueologiaNetflixSéries

Peaky Blinders: Afinal, como foi o fim da gangue de Thomas Shelby na vida real?

A série “Peaky Blinders” se encaminha para a sua sexta e última temporada com previsão de estreia marcada para 2022. A produção é inspirada em uma gangue que realmente existiu em Birmingham, Inglaterra.

Eles operavam no território das Midlands Ocidentais do final do século XIX até os anos 30 do século XX. Neste caso, Thomas Gilbert era apontado como o possível líder dos Peaky Blinders. Eles se caracterizavam por seu estilo de se vestir diferenciado de outros grupos da época. Eram conhecidos por seu poder político e influência através de roubos, contrabando, sequestros e outros tipos de fraudes. A gangue passava a maior parte do tempo lutando na rua com outras gangues rivais.

Como foi o fim dos ‘Peaky Blinders’ na vida real?

Peaky Blinders 6ª temporada
Foto – Reprodução/BBC One

Após ficarem anos praticando pequenos delitos e conseguindo cada vez mais influência política por meio de intimidações e suborno, os Peaky Blinders acabaram chamando a atenção de rivais poderosos.

Entre eles estava Billy Kimber e os Birmingham Boys, composta por muitos membros provenientes de outro grupo distinto conhecido como “Brummagem Boys”. A gangue acabou ganhando força gerando diversos confrontos violentos com os Blinders.

Isso fez com que eles se destaciassem do centro da cidade migrando para o campo, onde poderiam recuperar o seu poder na clandestinidade. No entanto, aproveitando a oportunidade e também a distração dos Birmingham Boys, uma gangue gerida por famílias da máfia italiana conseguiu ganhar notoriedade em Londres.

Foto – Polícia de West Midlands/Wikipédia

Eles aproveitaram o momento oportuno para atacar o restante das famílias do crime organizado em Birmingham aumentando o seu controle politico sobre o centro da Inglaterra durante o ano de 1930.

Isso fez com que os Peaky Blinders desaparecessem aos poucos e a gangue liderada por Darby Sabini se tornasse uma das mais poderosas do século XX. Os Blinders viram o seu poder diminuir até se extinguir em meados dos anos 30. A partir de então, o nome passou a ser utilizado para descrever grupos de jovens violentos.

Quantos cigarros foram usados pelo ator Cillian Murphy na série?

Uma das marcas registradas de “Peaky Blinders” são os cigarros usados pelos personagens durante a trama. A série se passa em uma época onde esse tipo de vício era bastante comum. Apesar da periculosidade provocada a saúde dos consumidores, existiam muitas propagandas sobre o produto nas rádios e televisão….Leia mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo