Morreu nesta sexta-feira (7), aos 94 anos de idade, o ator Sidney Poitier. Ele se tornou o primeiro ator negro a ganhar destaque em Hollywood e o primeiro negro a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator.
A notícia foi confirmada por meio da CNN através do secretário Clint Watson. Em uma época onde os negros não conseguiam se destacar no cinema, Sidney ganhou visibilidade e mesmo com o seu sotaque forte, conquistou fãs ao redor do mundo com o seu talento.
Por seu trabalho no filme de 1963 chamado “Uma Voz nas Sombras”, ele foi indicado ao Oscar e levou a estatueta para casa. Na trama, Poitier interpretou um trabalhador itinerante que ajuda um grupo de freiras a construir uma capela.
Um destaque de seus filmes foi a luta para torná-los ainda mais conhecidos. Isso porque graças ao preconceito e tabus sociais, muitas produções da época não eram distribuídas. Mas graças a seus papéis, os negros passaram a interpretar personagens como professores, médicos e detetives.
Sidney Poitier deixou o seu legado para o cinema através de papéis que serviram para impulsionar outras produções como conhecemos atualmente.