Na série “Game of Thrones” o personagem Petyr Baelish (Lorde Petyr Baelish) ficou conhecido pelo apelido de Mindinho. Interpretado pelo ator Aidan Gillen (Peaky Blinders), ele teve grande importância na trama baseada nos livros de George R.R. Martin.
Mas por que Baelish ficou conhecido dessa maneira? Primeiramente é preciso explicar que a fama de Lorde Petyr Baelish nunca foi das melhores. Por isso, o apelido de conotação negativa acabou sendo usado com um tom zombeteiro.
Devido a sua pequena estatura, o irmão de Catelyn e Lysa começou a chamá-lo de Mindinho quando ele ainda era criança. Além disso, as propriedades de sua família eram as menores. A área das penínsulas estava localizada à leste do Vale Arryn, projetando-se para o Mar Estreito.
A Casa Baelish era dona da menor península dos Fingers, o que acabou reforçando ainda mais o apelido. Eventualmente Petyr se tornou um dos principais guardiões da fortaleza se apropriando do nome ‘Mindinho’.
O personagem preferiu se apossar do apelido ao invés de tê-lo como um ‘desprezo’. Em GOT, ser chamado de apelidos relacionados ao local de nascimento era bastante comum. Evidentemente que o nome Mindinho possa ter um significado adicional, mas basicamente, foi dado devido a estatura e origem do personagem.