Durante as séries “Vikings” e “The Last Kingdom” foi possível entender um pouco mais sobre a estratégia dos antigos nórdicos durante a batalha. Conhecidos por serem emplacáveis, uma das técnicas usadas pelos guerreiros era a ‘parede de escudos’.
Como o próprio nome sugere, a estratégia consistia em usar os escudos para formar uma barreira protegendo o exército de flechas e também ataques diretos dos inimigos. No entanto, o arqueólogo e investigador da Universidade de Copenhague, Rolf Warming, revelou que o que foi mostrado nas séries não condiz com a realidade.
De acordo com o pesquisador, os escudos vikings eram pequenos e leves sendo usados como uma arma ativa. Durante entrevista ao portal dinamarquês Videnskap.dk, Rolf explicou o mal-entendido.
“Há um mal-entendido generalizado entre entusiastas vikings e nós arqueólogos de que os vikings tenham usado escudo por escudo para criar uma formação cerrada em batalha”.
Arqueólogo diz que achados vikings confirmam sua alegação
Rolf Warming revelou que achados arqueológicos, textos e técnicas de combate viking confirmam sua teoria. Ele não encontrou evidências de que os escudos eram utilizados como ‘paredes’ durante as batalhas.
O portal Ancient-Origins ainda revelou que Warning chegou a testar diferentes situações de combate. No teste, o escudo foi severamente danificado quando usado como uma ‘parede’ para se defender.
Por outro lado, ao usá-lo durante combates corpo a corpo para bloquear os golpes do inimigo, os danos foram bem menores e o escudo se mostrou mais eficiente. O arqueólogo ainda analisou vários documentos históricos datados da Idade Média e Era Viking.
Segundo ele, nenhum deles faz menção à ‘parede de escudos’ mostrada em ambas as séries de TV.
Como era um verdadeiro escudo viking?
Um escudo viking era relativamente frágil. Um exemplar encontrado na Dinamarca em 2010, mostra que o equipamento de batalha era confeccionado com sete tábuas de abeto (Árvores coníferas nativas de florestas temperadas da Europa, Norte da África, Ásia e Américas Central e do Norte). Ele também tinha um diâmetro de 85 centímetros e uma espessura de apenas oito milímetros perto do centro e oito milímetros nas bordas.
Isso mostra que o objeto é bem diferente do que se achava, além de ser leve para ser usado ativamente em combates corpo a corpo.
Veja também: