fbpx
História e ArqueologiaSéries

A origem por trás do nome de Ragnar Lothbrok em ‘Vikings’

O personagem Ragnar Lothbrok se tornou um dos mais importantes da série “Vikings”. Pai de Bjorn, Ivar, Sigurd, Hvitserk, Ubbe e Gyda, o líder viking é baseado em uma figura lendária que teria governado a Dinamarca e a Suécia entre os séculos VIII e IX.

o livro A
 história de Ragnar Lodbrok e seus filhos por
 PA Gödecke , Nordstedts, Estocolmo, 1880 (digitalizado em 2014 por Ristesson Ent.)

Muitos se perguntam qual é a origem por traz do nome Regnar Lodbrog (em dinamarquês) que significa “Calças Felpudas”. A Saga de Ragnar Lodbrok apresentada pelo cronista dinamarquês Saxão Gramático explica que o nome tem um significado importante relacionado as vestimentas do personagem.

De acordo com a lenda, Ragnar precisou confeccionar uma vestimenta especial para enfrentar uma monstruosa serpente que guardava a princesa Tora Borgarhjort. Suas calças foram feitas de pele de lobo e fervidas em breu, para que o veneno do monstro não fizesse efeito, evitando que ele adentrasse a roupa durante um possível ataque.

Essa é a origem do nome “Lodbrok” adaptado na série do History para “Lothbrok”. O rei viking se casou três vezes e Tora foi a sua segunda esposa, diferente do que foi mostrado na TV. É dito que ele era parente do rei dinamarquês Godofredo e filho do rei sueco Sigurd Ring.

Ainda existe muita discussão sobre a existência de Ragnar Lothbrok. De acordo com o historiador sueco Dick Harrison, o personagem na verdade pode ser uma combinação de duas tradições e nomes, uma criação “erudita”.

Leia também:

Ator de ‘Vikings’ está no elenco de novo filme baseado em uma história real

Após ter interpretado o papel do personagem Floki em “Vikings”, o ator Gustaf Skarsgård entrou para o elenco de um novo filme baseado no livro de Vilhelm Moberg que mostra a migração de uma família sueca para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida….Saiba mais!

.

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo