Nos anos 90 o público foi apresentado a série “A Família Dinossauro” que contava a história de um trabalhador operário que precisa lidar com seu patrão estressado para levar comida para a sua família.
Apesar de ser direcionado ao público infantil, a produção fazia críticas bem-humoradas ao chamado “estilo de vida americana” sendo uma sátira dos costumes da classe média do país. No Brasil, ela foi exibida a partir de 1992 pela TV Globo e posteriormente pelo SBT e Band.
A trama se passa aproximadamente em 60 milhões de anos a.C. Durante esse período, a família Silva Sauro (Sinclair no original) composta por Dino da Silva Sauro, sua esposa Fran da Silva Sauro e seus filhos Baby, Bob e Charlene, lutam para sobreviver em um mundo dominado por outras especieis maiores de dinossauros.
O programa se tornou um verdadeiro fenômeno entre os jovens ganhando ao todo 4 temporadas e 65 episódios. Em 19 de outubro de 1994 foi exibido o último episódio cheio de tensão e também polêmica.
Por ser direcionado a um público mais jovem, ele foi considerado por muitos “melancólico demais” para as crianças.
Mas, por que ‘A Família Dinossauro’ foi cancelada?
Apesar do sucesso inicial da série, com o passar das temporadas a audiência foi diminuindo exponencialmente e os altos custos de produção tornaram uma possível continuação ainda mais inviável. Isso fez com que os produtores decidissem encerrar a história.
O último episódio mostra as consequências do desmatamento que, ironicamente, era o trabalho de Dino, chefe da família e seu amigo Roy Hess na Wesayso Corporation. Isso provocou uma era glacial que culminou com a extinção dos dinossauros no programa.