O termo “Viking” muitas vezes é confundido como raça ou gênero. No entanto, os indivíduos não nasciam simplesmente vikings, eles se tornavam vikings através do seu estilo de vida. O significado literal da palavra pode ser explicado como indivíduos pertencentes ao povo escandinavo habitantes da Islândia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Ilhas Feroé e Finlândia, definidos como navegadores e guerreiros, que entre os séculos VII e XI, navegaram pela costa da Europa até o norte do Canadá, na Groenlândia.
Ultimamente os vikings tem se tornado tema de documentários, filmes, séries e até mesmo games. Mas, até onde a ficção realmente segue a história? Separamos algumas mentiras contadas sobres os povos nórdicos ao público.
1 – Altura
A ideia de homens altos e musculosos está completamente equivocada. Ossos descobertos durante pesquisas arqueológicas mostram que a altura média de um homem era de 1,70 cm. Caveiras femininas inclusive revelam traços fortes e bastante masculinos, que mesmo com a tecnologia atual é difícil de identificar o gênero dos guerreiros.
2 – Capacetes
Outra grande mentira mostrada pela mídia são os famosos capacetes com chifres. Não existem evidências de que os vikings usavam esse acessório diferenciado. O que realmente faziam era colocar grandes espinhos em seus capacetes para espetar seus inimigos durante a batalha.
3 – Mulheres não tinham direitos
Quando se fala na Era Viking logo vem a imagem de homens machistas que se opunham em relação as mulheres. No entanto, as mulheres eram responsáveis por comandar os escravos e também suas casas quando os maridos estavam fora. Se um homem viking tivesse muitos pelos em seu peitoral, elas poderiam pedir divórcio e o mesmo ainda deveria pagar uma ‘pensão alimentar’ para suas ex-companheiras.
4 – Todos eles eram loiros
É evidente que o loiro é bastante comum em países escandinavos. Mas isso não era uma exclusividade. Muitos dos guerreiros tinham cabelos ruivos e também morenos.
5 – Eles eram sujos e não tinham higiene
Outra ideia errônea geralmente disseminada através do cinema e TV. Os vikings eram conhecidos por seus banhos semanais, o que na época inclusive era considerado demasiado para alguns europeus. Além disso, eles faziam o uso de pentes, sabões artesanais feitos com castanhas e vários outros produtos de limpeza.
6 – Tinham barbas e cabelos selvagens
A manager do Viking Ship Museum, Louise Kæmpe Henriksen, disse o seguinte sobre o visual dos guerreiros após estudos sobre o assunto:
“Os Vikings tinham barbas e cabelo bem tratados e aparados. Várias descobertas arqueológicas encontraram tesouras, pentes, escovas de unhas, cotonetes e escovas de dentes, datadas da época Viking. Os homens tinham longas franjas e cabelo curto atrás. Depois rapavam o pescoço. No que respeita às mulheres também pintavam o cabelo ou trançavam o cabelo com fitas coloridas, peles, chapéus ou lenços.”, afirmou Henriksen mostrando mais uma vez que muitos tem uma visão completamente errada sobre os nórdicos do passado.
Jogo de tabuleiro viking será vendido em leilão na próxima terça-feira
Conhecido como Hnefatafl, um jogo de tabuleiro viking descoberto na Inglaterra irá ser vendido em um leilão de Londres. A peça é parecida com um tabuleiro de xadrez e era usada pelos guerreiros nórdicos para ensinar estratégias de batalha…Mais detalhes!