fbpx
Séries

5 mitos sobre os Vikings que muitas pessoas acreditam ser verdade

A série “Vikings” fez com que a cultura dos antigos nórdicos se tornasse mais popular ao redor do mundo. Os guerreiros e saqueadores do passado viviam em busca de novas aventuras e principalmente terras. Apesar de todos acharem que os vikings eram homens loiros, barbudos e com chifres em seus capacetes, muitas dessas informações tratam-se apenas de grandes mitos e especulações.

1 – Loiros e de olhos azuis

Apesar de terem cabelos loiros e olhos claros em sua maioria, os vikings eram exploradores. Devido a isso, acabavam se misturando com outras culturas resultando em etnias distintas para a Escandinava.

2 – Sujos e descuidados

Outro mito é com relação a higiene dos vikings. Apesar de levarem uma vida difícil cheia de batalhas e muito sangue, descobertas arqueológicas mostram que eles tinham o costume de usar pentes, palitos de dentes, limpadores de unhas e limpadores de ouvido. Isso mostra que os nórdicos do passado se preocupavam com sua higiene pessoal. Além disso, eles também tinham o costume de tomar banho semanalmente.

3 – Capacetes com chifres

Outro mito é com relação aos capacetes usados pelos guerreiros durante as batalhas. Na realidade, eles nem mesmo usavam esse acessório regularmente. Isso é o que sugere evidências arqueológicas. Foi encontrado apenas um capacete feito de uma simples parte de ferro. Nele não havia nenhum elemento pontiagudo. O estereótipo começou em 1840, quando o figurinista Carl Emil Diepler criou as peças pontiagudas para as óperas do compositor alemão Richard Wagner intituladas Der Ring des Nibelungen. Elas eram baseadas em histórias alemãs e também nórdicas.

4 – Todos eram guerreiros

Apesar de serem retratados como saqueadores e guerreiros sangrentos, nem todos os vikings agiam da mesma forma. Muitos deles eram apenas fazendeiros, camponeses e pescadores não tendo nenhuma relação com o campo de batalha.

Apesar disso, alguns vikings como os Berserkers (Adoradores de Odin) eram brutais no campo de batalha.

5 – Eram chamados como vikings

Atualmente é comum chamar os antigos guerreiros nórdicos de ‘vikings’. Porém, quando vivos eles sequer se consideravam um povo unificado. É incerto a informação de quando eles começaram a ser chamados por esse nome e de quando o termo ‘Viking” começou a ser utilizado, identificando vários grupos nórdicos liderados por chefes da Dinamarca, Suécia e Noruega.

Vikings: as cenas mais marcantes da série

“Vikings” está atualmente em sua 6ª e última temporada. A série produzida pelo History ganhará uma derivada chamada “Valhalla”. Ela será produzida pela Netflix e se passará cerca de 100 anos após os eventos da série original.

Durante todas as temporadas da produção os fãs puderam acompanhar cenas alegres e tristes. Muitas delas chamaram a…Veja mais! 

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo